Otoclinic - Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Cuide do seu Nariz

HIGIENE NASAL
A limpeza nasal com soro fisiológico é sempre interessante. A temperatura ideal é a ambiente, em locais de clima quente como o norte-nordeste brasileiro. Em locais de clima frio, principalmente durante o inverno, o ideal é fazer um leve aquecimento em banho-maria. A freqüência ideal é de até três vezes ao dia. O soro vai auxiliar o mecanismo de limpeza do nariz, removendo as impurezas e melhorando a umidade da mucosa nasal.

EVITE PRENDER ESPIRROS!
Há pessoas que tem vergonha de espirrar em público e obstruem as narinas durante o espirro. Com isto criam uma pressão positiva alta nas fossas nasais. Este ar do espirro terá que sair para algum lugar. Se não for pelas narinas que estão obstruídas, sairá para os ouvidos ou olhos (canal lacrimal) ou seios paranasais. Existem casos descritos de perfuração de tímpano devido a prender espirros. Este comportamento pode provocar a inflamação da mucosa devido ao barotrauma (traumatismo provocado pela pressão).

EVITE O USO INDISCRIMINADO DE VASOCONSTRICTORES!

Vasoconstrictores são as famosas gotinhas de desentupir o nariz. Elas agem contraindo os vasos sanguíneos do nariz, aliviando rapidamente a congestão nasal. Porém, o seu uso crônico e indiscriminado leva a uma progressiva morte das células da mucosa nasal por isquemia (falta de circulação sanguínea). O mecanismo natural de congestão nasal fica alterado e o resultado final pode ser o oposto, com um aumento da congestão. Muitas vezes a mucosa fica tão agredida (rinite medicamentosa) que somente uma cirurgia será capaz de aliviar a obstrução nasal.

Share Button
OTOCLINIC | Instituto de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia
ENDEREÇOS:
Rua Dr. José de Alencar, n° 91, Farol, Maceió, Alagoas, Cep: 57051-565 | Tel.: 82 3218-1010
Rua Durval Guimarães, 519 - Ponta Verde, Maceió, Alagoas, Cep: 57035-060 | Tel.: 82 3317-7115