Otoclinic - Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia

Cuide dos seus Ouvidos

Vamos começar repetindo o que todo médico recomenda há muito tempo:

NÃO SE DEVE USAR COTONETES DENTRO DO CANAL AUDITIVO!
A cera é uma substância oleosa, produzida no interior do canal, perto do tímpano, sendo eliminada progressivamente para fora do conduto auditivo, por um sistema de limpeza. Além de proteger a pele do canal de ressecamento, também protege contra infecções, pois possui imunoglobulinas (anticorpos contra microorganismos). Assim como a lágrima nos olhos, a cera também tem a função de remover impurezas de dentro do conduto auditivo. Portanto, ao introduzir o cotonete, você estará removendo a proteção da parte externa do canal (justamente a parte mais exposta a agressões) e empurrando uma cera já suja (pronta para ser eliminada) para o interior do conduto, fazendo um movimento contrário ao de limpeza e favorecendo a formação de uma rolha de cera, ao compactá-la no fundo do canal. Ainda existe o risco de uma perfuração do tímpano, caso acidentalmente alguém o introduza, além da conta, para dentro do canal.

EVITAR AMBIENTES MUITO RUIDOSOS E SONS EM VOLUME MUITO ELEVADO!
Acredite: todos nós ficaremos surdos um dia. Porém, uns com 200 anos, outros com 100 e alguns com 50 anos. O que vai determinar a idade da nossa surdez são os fatores genéticos e a exposição aos sons de volume elevado. Se você tem parentes próximos com perda auditiva, este aviso se torna mais pertinente. O sinal de alerta de que o ambiente está muito ruidoso é um incômodo nos ouvidos, porém este incômodo desaparece em 5 a 10 minutos, mesmo permanecendo no local ruidoso (aí é que mora o perigo!).

EVITAR AUTOMEDICAÇÃO
Alguns antibióticos são tóxicos para os ouvidos podendo levar a surdez, pessoas susceptíveis. Todo medicamento deve ser prescrito por profissional qualificado (no caso, o MÉDICO) que conhece bem suas indicações, suas contra-indicações, seus riscos e a sua susceptibilidade individual às substâncias (sua história clínica). Isto vale também para as gotas otológicas!

Share Button
OTOCLINIC | Instituto de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia
ENDEREÇOS:
Rua Dr. José de Alencar, n° 91, Farol, Maceió, Alagoas, Cep: 57051-565 | Tel.: 82 3218-1010
Rua Durval Guimarães, 519 - Ponta Verde, Maceió, Alagoas, Cep: 57035-060 | Tel.: 82 3317-7115